RESGATANDO OS VALORES CRISTÃO

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TERMOS FREQUENTEMENTE UTILIZADOS NO ESTUDO BÍBLICO
TERMOS FREQUENTEMENTE UTILIZADOS NO ESTUDO BÍBLICO

segundo Lowell W. Coolidge

TERMOS FREQUENTEMENTE UTILIZADOS NO ESTUDO BÍBLICO São:

Agrapha. ditos atribuídos a Jesus, mas não registradas nos Evangelhos. A poucos ( por
exemplo , Atos 20:35 ) são encontrados em outras partes do Novo Testamento, outros nos
Evangelhos apócrifos e no início dos Padres.
Alegoria. A composição literária, geralmente narrativa, em que as pessoas, objetos e
eventos são assim apresentados como para transmitir metafórica, bem como significado literal.
Apocalipse. A revelação profética, em linguagem altamente simbólica, do triunfo esperado
do reino de Deus. Os escritos apocalípticos, dos quais os livros de Daniel e Apocalipse são
exemplos, foram destaque na pós-exílico do judaísmo e do cristianismo primitivo.
Aramaico. A língua semítica, nativo da Síria e da Alta Mesopotâmia; pelo tempo de Cristo
tornou-se a linguagem falada normal de toda a Palestina. É a língua do Targum ( qv ), bem como
de partes de Jeremias, Esdras e Daniel no texto original.
Cativeiro Babilônico. Veja Exile.
. Canon Escritos com autoridade aceita como verdadeira e declarou ser divinamente
inspirado; especificamente, os livros que constituem a hebraica e cristã Escrituras.
. Charismata "Coisas dado livremente", um termo aplicado no Novo Testamento a aptidões
especiais ou poderes conferidos à cristão pelo Espírito Santo ( ver 1 Cor. 12: 4-11 ).
Codex. Um livro de folha, como distinguido de um rolo ou pergaminho. Manuscritos da
Bíblia são muitas vezes designados por este termo com um modificador de identificação (Codex
Sinaiticus, Codex Vaticanus, etc.)
Cursive. Um manuscrito em que as letras (minuscules) de cada trabalho são unidos. Escrita
cursiva, como distinguido de Unical ( qv ) é encontrada em manuscritos bíblicos do século 9 em
diante.
Diáspora. A dispersão, um termo aplicado a comunidades judaicas fora da Palestina,
especialmente após o Exílio ( qv ).
Ecumênico. Pertencente à Igreja cristã como um todo, como em Concílios Ecumênicos,
Ecumênicos credos, etc. (Literalmente, "ou do mundo habitado.")
Escatologia. Literalmente, o "estudo das últimas coisas." O corpo de doutrinas preocupadas
com o destino final do homem e do mundo, especialmente em relação com o conceito bíblico
de Juízo Final.
Exílio, pré-exílico e pós-exílico. Referindo-se ao tempo durante, antes e depois do cativeiro
dos judeus pelos babilônios em 597 aC
Gloss. Uma nota explicativa do comentário que acompanha um texto. Na transmissão de
documentos bíblicos, comentários marginais feitas por um escriba às vezes eram incorporadas
ao texto por copistas posteriores.
Gnosticismo. Um movimento religioso e filosófico que tentou, durante os primeiros séculos
da era cristã, para unir diversos elementos de misticismo grego e oriental com o
cristianismo. Seu nome deriva de sua ênfase no conhecimento esotérico ( gnosis ) como o
caminho para a salvação.
Helenístico. Descrevendo uma cultura mundial que se desenvolveu depois de Alexandre, o
Grande (356-323 aC) e misturada elementos orientais grega e na arte, literatura, filosofia e
religião, e usado koiné grego como língua comum.
Hermenêutica. Os princípios de interpretação bíblica
Intertestamentária período. Entre os Testamentos, ou aquele período da história entre o
Antigo Testamento e os acontecimentos registrados no Novo Testamento ( c. 200 aC-50 dC).
Kerygma. A palavra grega referindo-se ao anúncio do Evangelho.
Koiné. O grego comum falado em toda a região leste do Mediterrâneo no início da Era
Cristã; a língua em que o Novo Testamento foi escrito.
Koinonia. A palavra grega que significa literalmente "compartilhamento", aplicado à
comunhão cristã.
Massoretas. eruditos judeus ( c. 600-900 dC), que acrescentou pontos vocálicos e de outras
maneiras tentou esclarecer manuscritos antigos das Escrituras Hebraicas. A sua extenso corpo
de anotação é conhecido como o Masora (ou Massorá).
Palimpsest. Um comprimido, pergaminho, ou outro material escrito, que foi usado,
apagadas, e usado novamente.
. Paralelismo O princípio estrutural básico da poesia hebraica, envolvendo afirmação e
reafirmação em equilíbrio sucessão: por exemplo , "Os céus declaram a glória de Deus; eo
firmamento anuncia a obra das Suas mãos. "
Parusia. O retorno de Cristo em glória (literalmente, "a vinda"), um evento que os primeiros
cristãos acreditavam ser à mão.
Cacos (sherd). Um pedaço de cerâmica quebrada, o tipo mais comum de artefato
encontrado por arqueólogos bíblicos e muitas vezes de grande valor no estabelecimento de
cronologia.
Pseudoepígrafes. Escritos falsamente atribuído a personagens bíblicos e pertencentes
principalmente ao período intertestamentária.
Procuradores. Governantes da Judéia de 6 dC a 66 que foram enviados de Roma e foram
responsáveis para o Imperador.
Evangelhos Sinópticos. Os três primeiros Evangelhos: Mateus, Marcos, Lucas. Eles são
chamados de sinóticos, porque eles apresentam uma visão comum.
Targum. Uma paráfrase aramaico do Antigo Testamento, que no judaísmo posterior foi
muitas vezes utilizado para acompanhar a leitura do original hebraico nas sinagogas.
Tetragrammaton. As letras YHWH (ou JHVH) utilizados em manuscritos hebraicos do Antigo
Testamento para designar o Nome Divino, habitualmente vocalizado como "Yahweh". Na leitura
em voz alta, os judeus muitas vezes substituídos Adonai desde o nome do Senhor ("Senhor") foi
considerado sagrado demais para que falassem. A versão King Tiago usa SENHOR (com todas as
letras maiúsculas) como o equivalente Inglês.
Torá. A designação hebraica da Lei divinamente revelado; especificamente, os cinco
primeiros livros da Bíblia, o Pentateuco.
Uncial. Um manuscrito em que as letras são grandes e formadas separadamente. Escrita
uncial cursiva precedido ( qv )

 

 

Fonte: Bíblia de Estudo do Expositor - JIMMY SWAGGART MINISTRIES, p. 3074-3076.

      

 

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