RESGATANDO OS VALORES CRISTÃO

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
VOTAÇÃO
O QUE ACHOU DOS ESTUDOS?
BOM
ÓTIMO
LEGAL
PRECISA MELHORA
RUÍM
Ver Resultados

Rating: 2.3/5 (87 votos)

ONLINE
1

QUAL FOI O PECADO DE SODOMO E GOMORRA
QUAL FOI O PECADO DE SODOMO E GOMORRA

 

 

Texto Jeremias 22.29.

Contexto Lucas 17.28-30 Segundo carta de Pedro 2.7-8

 

Introdução:

 

A expressão "Sodoma e Gomorra" se aplica, por extensão, às cinco cidades-estado do vale de Sidim, no mar Morto (também chamado mar Salgado): Sodoma, Gomorra, Admá, Zebolim e Bela (também chamada de Zoar).[1] Sodoma e Gomorra eram uma das cidades mais ricas, mas esqueceram de Deus, e caiu cada dia mais no pecado.  De acordo com a Bíblia, quem era Sodoma e Gomorra antes de ser destruída:

 

COMO ERA ANTES DO PECADO.

 

Foi muito rica, Ezequiel fez. 48 -49; “ Eis que esta foi a iniquidade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e próspera tranquilidade teve ela e suas filhas; mas nunca amparou o pobre e o necessitado. Foram arrogantes e fizeram abominações diante de mim..." A palavra hebraica traduzida "abominações" refere-se a algo que é moralmente repugnante e é exatamente a mesma palavra usada em Levítico 18:22 em referência à homossexualidade como uma "abominação". Semelhantemente, Judas 7 declara: "... como Sodoma, e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregado à prostituição como aqueles, seguindo após outra carne…" Então, novamente, enquanto a homossexualidade não era o único pecado ao qual as cidades de Sodoma e Gomorra se entregaram, esta parece ser a principal razão para a sua destruição.

Tinha muitas plantações de vinha, Deuteronômio 32.32: Porque a sua vinha é a vinha de Sodoma e dos campos de Gomorra; as suas uvas são uvas de fel, cachos amargosos têm”;

Era linda como o Jardim do Éden, Gênesis 13.10: “E levantou Ló os seus olhos e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes de o SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar”;

Estava situada mais ou menos a 16 km do Rio Jordão próximo ao mar morto.

QUER FOI SEU PECADO?

Homem-sexualismo Gênesis 19.5; “E chamaram Ló e disseram-lhe: Onde estão os varões que a ti vieram nesta noite? Traze-os fora a nós, para que os conheçamos”;

Fazer sexo com os animais primeiros Reis 14.24;

Fazia sexo na frente dos deuses era costume deles.[2]

Era homens estupradores Gênesis 19.4-11;

Eram adúlteras, Jeremias 23.14;[3] Judas 7; [4]

Pecado liberada mente, Isaías 3.9[5].

Alguns escritos judaicos clássicos enfatizam os aspectos de crueldade e falta de hospitalidade com forasteiros.[6] Uma tradição rabínica, exposta na Mishnah, afirma que os pecados de Sodoma estavam relacionados à ganância e ao apego excessivo à propriedade, e que são interpretados como sinais de falta de compaixão. Alguns textos rabínicos acusam os sodomitas de serem blasfemos e sanguinários.

 

SUA DESTRUIÇÃO E O QUE FICOU COMO FICOU.

Foram destruída com enxofre e sal Gênesis 19.24;

Lamentações de Jeremias 4.6

Não ficou ninguém, Isaías 1.9 -10; Romanos 9.27. veja também Jeremias 49.18;[7]

Suas cidades vizinhas também foram destruídas, Jeremias 49.18; 50. 40.[8]

Ficou campo de urtiga e sal. Livro do profeta sofonias 2.9[9].

 

CONCLUSÃO: Conforme a bíblia de estudo Arqueológicos relata:

Até hoje, a localização de Sodoma ainda é discutida. Alguns as situam no lado sudoeste do mar Morto; outros, no lado norte, próximas à desembocadura do Jordão; outros ainda, na moderna Bab edh-Dhra, no lado sudeste do mar Morto. 1 Recentemente, os arqueólogos passaram a concentrar a atenção em Bab edh-Dhra, onde encontraram evidências de alguns níveis de ocupação da Idade do Bronze Antigo.2 Embora tenham descoberto uma camada de cinzas e entulho carbonizado nas escavações desse local, a mais dramática evidência de que podiam estar no local da antiga Sodoma veio de um cemitério nas imediações. Os mortos estavam enterrados em casas sepulcrais ou mausoléus, construídos acima do solo. Cinco dessas estruturas foram escavadas, e descobriu-se que haviam sido queimadas. Um exame detalhado da estrutura maior (8 x 15,5 metros) mostrou que o fogo fora iniciado no teto. Investigações geográficas determinaram que um terremoto foi acrescentado à devastação. Considerando-se a existência de diferentes níveis de ocupação (ou habitação durante vários períodos de tempo) em Bab edh-Dhra, a evidência precisava ser examinada com cuidado. Há, por exemplo, uma substancial camada de cinzas associada a uma ocupação da Idade do Bronze Antigo I (o mais antigo dos níveis de ocupação da Idade do Bronze), mas que não pode estar relacionada com a destruição bíblica de Sodoma, porque suas ruínas apontam para uma data que não coincide com o tempo de Abraão. De fato, essa antiga destruição pelo fogo parece ter sido trabalho de invasores. Uma cidade do Bronze Antigo III seria bem mais condizente com a Sodoma bíblica.

As evidências apontam para a destruição de uma cidade maior pela combinação de terremoto e fogo, por volta de 2350 a.C. Esse local, evidentemente, voltou a ser habitado durante a Idade do Bronze Antigo IV, mas parece ter sido abandonado em definitivo, por alguma razão, por volta de 2150 a.C.[10]

De acordo como uma matéria no site arqueólogo e pesquisador bíblico da universidade Trinity Southwest Phillip Silvia, revelou que escavações feitas na região de Ghor (Vale do Jordão, Jordânia) demonstram que a área, habitada por pelo menos 2 500 anos, sofreu um brutal colapso populacional no final da Idade do Bronze.

A pesquisa revelou que mais de 120 sítios arqueológicos da região parecem ter sido expostos a uma explosão. “Agora, estamos desenterrando o maior sítio arqueológico da Idade do Bronze na região, provavelmente o local da própria Sodoma bíblica”, afirma.

Segundo o estudo, há 3 700 anos, um enorme meteorito superaquecido explodiu no céu, sobre uma planície circular de 25 quilômetros de largura ao nordeste do Mar Morto. Para o arqueólogo, esse pode ter sido o fim de Sodoma e Gomorra, cidades que, de acordo com a Bíblia, ficavam na região e teriam sido destruídas como punição divina.[11]

Homem que desobedece a Deus, fica nessa situação, mas ainda há esperança para você aceitando a Jesus, Isaías 1.18 -21”.

Elaborado por: ev. jarbas Epifanio.

ADQUIRA O LIVRO: MULHERES E HOMENS VIRTUOSOS: QUEM O ACHARÁ?.
CLICK NA IMAGEM

 

[1] Gênesis 14.1-2: Aconteceu nos dias de Anrafel, rei de Sinear, Arioque, rei de Elasar, Quedorlaomer, rei de Elão, e Tidal, rei de Goim, fizeram estes guerra contra Bera, rei de Sodoma, contra Birsa, rei de Gomorra, contra Sinabe, rei de Admá, contra Semeber, rei de Zeboim e contra o rei de Belá (esta é Zoar).

[2] Eles construíram altares nos morros para a adoração de falsos deuses e, no alto dos morros e debaixo de árvores que dão sombra, levantaram colunas do deus Baal e postes-ídolos para adorar. 24  E havia também homens e mulheres que serviam como prostitutos nesses lugares pagãos de adoração. O povo de Israel fez todas as coisas vergonhosas que faziam os povos que o SENHOR Deus havia expulsado da terra, conforme os israelitas iam avançando para dentro do país. 1 rs 14.23-24 leia também o contexto.

[3] Mas vejo que os profetas de Jerusalém fazem pior ainda: cometem adultério, dizem mentiras, ajudam os outros a fazerem o mal, e assim ninguém pára de fazer o que é errado. Para mim, todos eles são como a cidade de Sodoma, são tão maus como o povo de Gomorra. (NTLH).

[4] Lembrem dos moradores de Sodoma, de Gomorra e das cidades vizinhas, que agiram como aqueles anjos e cometeram imoralidades e pecados sexuais. Eles sofreram o castigo do fogo eterno, o que é um aviso claro para todos.

[5] Eles não tratam os outros com igualdade, e isso prova que estão errados. Pecam abertamente como os moradores de Sodoma; não procuram esconder os seus pecados. Ai deles, pois estão trazendo sobre si mesmos o castigo da sua própria maldade! (NTLH).

[6] Thomas Römer, L'homosexualité dans le Proche-Orient ancien et la Bible, éd. Labor et Fides, 2005, p. 50

[7] Será como a destruição de Sodoma e Gomorra e dos seus vizinhos, diz o SENHOR; não habitará ninguém ali, nem morará nela filho de homem.

[8] Como quando Deus transtornou a Sodoma e a Gomorra e aos seus vizinhos, diz o SENHOR, assim ninguém habitará ali, nem morará nela filho de homem..

[9] Portanto, tão certo como eu vivo, diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, Moabe será como Sodoma, e os filhos de Amom, como Gomorra, campo de urtigas, e poços de sal, e assolação perpétua; o resto do meu povo os saqueará, e o restante do meu povo os possuirá.

[10] BIBLIA ARQUEOLOGICA. Ed. Vida ,p31.

[11] YAZBEK. Letícia. Publicado em 22/11/2018 - atualizado em 23/11/2018. < https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/sodoma-gomorra-explosao-asteroide-historia.phtml> Disponível em: 6 Dez. 2020.

Imagem Disponível em <https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/historia-hoje/sodoma-gomorra-explosao-asteroide-historia.phtml> Disponível em: 6 Dez. 2020.

 

Contador de visitas

      

 

BÍBLIA ÁUDIO

ESTUDO PARA FAMÍLIA

LIVROS PARA FAMÍLIA

    

BIBLIA_EM_AUDIODRAMA

ESTUDO PARA A FAMÍLIA

ESTUDO BÍBLICOS

VISITANTES
Contador de visitas